A notícia
A
notícia caracteriza-se por ser uma narrativa breve, eminentemente
informativa, de um acontecimento real e atual com interesse para um
público vasto.
Destinada
à difusão pelos vários meios de comunicação social, esta narrativa deve
ser apelativa e eficaz. Cabe ao seu redactor o enquadramento dos factos
e a percepção rigorosa daquilo que é essencial, sem nunca esquecer
certas regras de codificação, como o uso de vocabulário claro, simples
e objectivo.
Os títulos da notícia
Os
títulos das notícias são extremamente importantes para captar a atenção
do leitor e despertar a sua curiosidade para a leitura integral do
texto; por isso, há diversas técnicas que sustentam a elaboração de
títulos originais:
- frases interrogativas;
- aproveitamento de nomes de programas de televisão;
- expressões populares;
- aproveitamento de nomes de filmes;
- metáforas;
- frases nominais;
- provérbios.
Lead (parágrafo-guia ou cabeça)
Corresponde ao 1º parágrafo, no qual se exprime o sentido global da narrativa. Responde às quatro perguntas essenciais:
Quem? - os agentes da ação.
O quê? - o que aconteceu ou vai acontecer.
Onde? - o local do acontecimento.
Quando? - a data.
A reportagem
A
reportagem é uma narrativa longa que resulta de um processo de
investigação e documentação intenso (por vezes tem por base uma
notícia).
O
repórter desenvolve de forma detalhada um determinado tema, deixando,
normalmente, transparecer a sua interpretação pessoal dos factos.
A reportagem é freqüentemente acompanhada de fotografias e testemunhos que reforçam o seu caráter documental.
É
redigida num estilo cuidado, mas acessível. A transmissão de informação
deve ser feita de uma forma detalhada e objetiva daí que exija do
repórter poder de seleção e organização dos dados recolhidos e uma
perspicaz interpretação dos fatos.
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